Impressão de apostilas: 10 cuidados essenciais

Produzir apostilas é uma tarefa bastante trabalhosa, afinal são muitos os passos necessários para que o material seja finalizado com qualidade. Dentre eles, o momento da impressão de apostilas é um dos mais importantes. 

Para facilitar essa etapa, trouxemos algumas dicas que podem ser úteis para evitar o retrabalho e gastos acima do esperado. Continue a leitura para saber mais!

Impressão de apostilas: 10 cuidados essenciais

Hoje em dia existem muitas empresas disponíveis no mercado que oferecem o serviço de impressão de apostilas

No entanto, é necessário analisar se a impressora é capaz de atender as particularidades que o seu material exige. 

Isso porque, com o avanço tecnológico, surgiram muitos modelos de impressoras no mercado, como, por exemplo, a impressora 3D. Como o nome sugere, a impressão é finalizada em três dimensões. 

Mas, além de conhecer os equipamentos, é preciso caprichar na montagem do material. Pensando nisso, reunimos abaixo 10 dicas que podem te ajudar na finalização do arquivo para impressão. Veja só!

1. Atenção às cores 

Provavelmente você já viu algumas impressões coloridas ficarem manchadas, não é? Isso ocorre porque a impressão das cores exige um padrão especial, que é o CMYK (Cyan, Magenta, Amarelo e Preto). 

Então, antes de finalizar o arquivo, certifique-se de que todos os textos e imagem com cores estão nesse padrão. Assim a impressão pode ser finalizada com mais segurança. 

2. Cuidado com o preto

A cor preta também precisa de atenção especial no momento da impressão de apostilas. Isso porque pode acontecer algum erro na impressão do material se não aplicada da forma correta.

Ao utilizar o preto em textos, linhas muito finas ou elementos pequenos, procure utilizar sempre na forma pura da cor, e não na composta. Ou seja, use apenas o “K” e suas variações de retículas (100%, 75%, 25% ou 10%).

Isso evita que as palavras fiquem fracas demais para serem lidas após a impressão de apostilas.É importante também verificar se os textos estão em overprint, ou seja, sobrepostos, quando aplicado em fundos coloridos. Em áreas grandes é recomendado que o preto tenha de 30% a 40% de Cyan. Assim, ele ficará com uma intensidade maior do que apenas a cor pura.

Além disso, é preciso cuidado com as linhas finas, já que podem ser apagadas facilmente na impressão de apostilas. Por isso, garanta que as linhas tenham no mínimo 0,8 pontos de espessura. No caso de linhas com mais de uma cor, a espessura deve ser de 1,6.

3. Utilize softwares para degrades

Os degrades e os blends são complexos e podem fazer com que a renderização e a impressão demorem mais do que o normal. Nesses casos, a solução é criar esses materiais dentro de softwares de tratamento de imagens.

4. Lembre-se da sangria

A sangria é um “excesso” de imagem, que vai além das margens da impressão. Assim, é possível evitar que algum erro faça com que a margem ultrapasse a imagem e deixe um espaço em branco. Ou seja, evita que a sua apostila fique com filetes brancos nas bordas.

Em geral, é recomendado que a sangria tenha no mínimo 3 mm para cada lado do arquivo, além da área de corte. Dessa forma, é possível melhorar o acabamento do material e evitar erros durante a impressão. 

5. Defina as marcas de corte

As marcas de corte são utilizadas na impressão para cortar a sangria da imagem. Para evitar os erros de impressão de apostilas, as marcas de corte referentes ao formato final devem ser inseridas de forma automática, no momento do fechamento do arquivo. Além disso, não aplique marcas de sangria, registro ou escala de cores para evitar outros problemas.

6. Evite paths 

Os paths, também conhecidos como recortes das imagens, são recursos que devem ser utilizados com cautela. Aliás, o ideal é utilizar o mínimo de pontos possível, já que grandes quantidades podem causar problemas na impressão.

Portanto, quanto menor a quantidade pontos, mais fácil será o recorte. Além disso, é possível contar com programas que oferecem paths automáticos para facilitar esse processo na montagem do seu material.

7. Atenção às fontes

As fontes merecem o mesmo alerta das linhas: é preciso um tamanho mínimo para garantir que o texto fique legível. Normalmente, o recomendado é 8 pontos para qualquer fonte. 

Pode ser útil também enviar as fontes para a gráfica, juntamente com o material. Afinal, pode ser necessário fazer alguma correção ortográfica de última hora. Nesses casos, se a gráfica possui a fonte correta, rapidamente poderá executar o serviço. 

Além disso, é você pode finalizar o material convertendo os textos em curvas. Esse processo é essencial para que os tipos de letras utilizados não sejam alterados.

Embora esse processo evite a repaginação da apostila, assim que finalizado não permitirá fazer qualquer alteração no texto.

8. Evite rasteirizar a imagem 

A forma como você produz as imagens faz toda a diferença no resultado final da impressão de apostilas. Nessa etapa, um cuidado importante é evitar rasteirizar a imagem, um processo que permite que ela não seja editada. 

Para materiais impressos o mais recomendado são programas que permitem trabalhar com as margens e a sangria. 

9. Tipos de papel

Uma etapa importante para a impressão de apostilas é definir qual tipo de papel será utilizado. Aqui, vale verificar também quais outros tipos de materiais serão usados na montagem e finalização. Afinal, essas definições fazem toda a diferença para evitar erros de impressão.

10. Sistema de impressão 

Como falamos anteriormente, hoje em dia é possível encontrar diversos tipos de impressoras no mercado. Por isso, assim que finalizar o seu arquivo, informe-se para saber qual modelo é o mais recomendado para a impressão de apostilas. 

Dica extra: não se esqueça de revisar o seu texto

A gente sabe que no momento da escrita do material pode ocorrer algum erro de digitação. Por isso, é de extrema importância revisar o conteúdo final com muita atenção. 

Se preferir, você poderá contar com profissionais experientes para realizar essa etapa. Afinal, o ideal é que o seu texto seja coerente e esteja dentro da norma culta. 

Também é importante revisar todas essas dicas técnicas que deixamos acima. Isso porque alguns textos e imagem podem estar fora do padrão de impressão. Assim, você evita problemas e gastos além do esperado. 

Conte com a Kiama para a impressão de apostilas

Com uma equipe capacitada e equipamentos de última geração, a Kiama Gráfica Rápida e Editora pode auxiliar na impressão de seus materiais. 

Sediada no Centro de Campinas, a empresa realiza a impressão de diversos materiais, como rótulos, folders, adesivos, cartões de visitas, apostilas, livros, entre outros. 

Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento para o seu projeto. 

Está gostando do Conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar em facebook
Facebook
Compartilhar em twitter
Twitter
Compartilhar em linkedin
LinkedIn
Compartilhar em whatsapp
WhatsApp
Compartilhar em pinterest
Pinterest
Categorias
Categorias
Posts Recentes

Cadastre-se

Quer estar por dentro das últimas novidades?

Não se preocupe, também não gostamos de spam ;)
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e termos de uso.

O que achou deste artigo?

Deixe o seu comentário

Conheça nosso trabalho

Alguns dos nossos serviços

IMPRESSÃO DE

Apostilas

IMPRESSÃO DE

Livros sob Demanda

IMPRESSÃO DE

Manuais e Catálogos

IMPRESSÃO DE

Banner, Faixas e Adesivos

Ainda está com dúvida?

Entre em contato conosco!

Fale conosco

Cadastre-se

Quer estar por dentro das últimas novidades?

Não se preocupe, também não gostamos de spam ;)
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e termos de uso.